15 de set. de 2014

OMFestival – Round6: Dobradinha da FURLAN PERFORMANCE RACING em Suzuka dificulta a vida da concorrência

Furlan Performance Racing Lucas #5 e Tavares Junior #82
Na última sexta, Tavares Junior, ou "JR", piloto da FURLAN PERFORMANCE RACING, em sua segunda participação no OMFestival, não teve muito trabalho e cravou a pole position do round6 no tradicional circuito de Suzuka, com o tempo de 2’02.400. O veículo desta etapa foi o Scirocco GT24 ’08.
A segunda posição ficou com o piloto da DINOCO, Rafael Junio, com respeitáveis 2’03.080. Tavares e Junio foram os destaques no qualifying. Mas, logo atrás a briga era de “foice” e a diferença entre os pilotos foi mínima. Em terceiro, ficou Otto Wilson, que fez 2’04.617 e foi seguido por Nick Nagano, da NAG-R, em quarto, com 2’04.726. O companheiro de Otto, Rafael Pereira, se classificou em quinto com 2’04.864.
Completando o grid, vieram Geovanne Ferreira, em sexto, Maciel Claudino, em sétimo, Anderson da S. Ferreira em oitavo, Pedro A. Petry em nono, Thiago Prado em décimo, e Marcus Guimarães em 11th. Estes anotaram seus tempos na sexta. Os pilotos que não participaram vieram na ordem de confirmação para participar desta etapa. Wellington Moura acabou na 12th posição, Diego Costa na 13th, Lucas Furlan em 14th e Gian Carvalho na 15th. Gabriel Vieira avisou horas antes da corrida que estava fora do round6 devido a compromissos, e sua participação no restante do campeonato esta comprometida pelo mesmo motivo. Um duro golpe nas costas da Oak Motorsport.

A corrida começou às 21:15 de sábado. Dos 15 confirmados, somente 13 iniciaram. Gian Carvalho da Oak Motorsport não conseguiu largar e Pedro A. Petry foi "expulso" pelo próprio jogo segundos depois do recolhimento dos mecânicos que mecânicos?. Após duas voltas, mais um carro foi retirado – Wellington Moura e a Black Asphalt se despediram do OMFestival por falta de patrocínio porque a Polyphony Digital não tem um servidor muito decente.
Tavares Junior largou bem e manteve a liderança por cinco voltas, mas pegou gramado e escapou na Spoon Curve. Nick Nagano assumiu a liderança que viria a perder quando parasse nos boxes.
A lenda da GTS e o principal candidato a assumir a uma categorização "platina" no grupo, Lucas Furlan, foi mal beneficiado na largada. Logo na primeira curva, na primeira volta, foi jogado para fora por Marcus Guimarães. Voltando a ocupar a ultima posição, na volta 2, próximo à Cásio Triangle, foi novamente prejudicado perdendo duas posições, desta vez seu algoz foi Thiago Prado. Nesse momento era difícil de acreditar que daria para vencer. Mas o piloto da FURLAN PERFORMANCE RACING tinha o carro mais rápido do grid e volta após volta foi ganhando posições e tirando a diferença para os líderes.

A promessa Rafael Junio e o silencioso Diego Costa proporcionaram a briga pela quarta posição. A estratégia foi decisiva. Quase faltou pneu para Diego no final. A vantagem que ele abriu com uma parada a menos foi o suficiente para segurar a posição até a final lap.
Uma boa turma ficou decepcionada com seu desempenho. Entre eles, Thiago Prado, Maciel Claudino, Otto Wilson e Geovanne Ferreira, que manifestaram suas impressões ao final da corrida. "Tem dias que é melhor não correr", "Eu já não tava animado, começo mal, e de quebra ainda erro estratégia."
Marcus Guimarães ficou satisfeito com a briga que teve com Maciel, mas insatisfeito por seu ritmo cair e ver o adversário abrir vantagem.
Principal líder da corrida, Nick Nagano viu perder as chances de vitória após a decisiva estratégia no pit
Rafael Pereira foi prejudicado nesta etapa logo na primeira volta foi para a brita, quando dividia curva com Thiago. Embora tenha se recuperado seu desempenho, não foi bem em Suzuka.
Tavares Junior arriscou apenas 1 parada para recuperar o tempo por seu deslize na Spoon Curve, e por não ter tentado melhorar seu tempo ou acerto do carro para a corrida. A vitória parecia que ficaria entre um dos rivais do último SUPER GTS. Mas a estratégia de Nick comprometeu as chances de vitória. Quando fez a última parada viu JR assumir a liderança.
E com o incrível desempenho de Lucas, e sua recuperação na corrida assumir a segunda posição.
Pilotos da Cherno Alpha Avtosport - Otto #99 e Rafael Pereira #32
A verdade é que além do excelente desempenho sobrou pneu para o Lucas, enquanto Tavares não tinha mais um bom rendimento, pois seus pneus estavam bastante desgastados com uma parada só.

Assim com erro estratégico de Nick Nagano, e uma corrida perfeita da FURLAN PERFORMANCE RACING, acontece a primeira dobradinha da história do OMFestival.
Após o resultado de Suzuka, Lucas Furlan amplia ainda mais sua liderança no campeonato de pilotos, com vinte pontos de vantagem para Otto Wilson, dificultando a vida do piloto da Cherno Alpha Avtosport, que segue na liderança do campeonato de equipes com 74 pontos a mais que a FURLAN PERFORMANCE RACING.
INTERVIEW:

Lucas Furlan (FURLAN PERFORMANCE RACING, #5), primeiro lugar
"Um segundo de corrida, caio pra 11º lugar, 13 segundos, 9º lugar, 18 segundos, 12º lugar, 3 minutos, 7º lugar, 4 minutos, 11º lugar de novo, hahaha. Depois foi só fazer uma estratégia de parada pra nos 46 minutos assumir a liderança. Caramba... gostei bastante da minha corrida!!!"

Tavares Junior (FURLAN PERFORMANCE RACING, #82), segundo lugar

"Luka Jiraia! Colocou Metanol ou Naftalina no tanque do carro nessa tarde hein fio? Hahaha. Competência e estratégia, nada de sorte! Muuuuito bom. Quanto a minha corrida, eu fiz o arroz com feijão. Ontem setupei por 10 minutos o carro, deu pra fazer um bom tempo, mas hoje eu devia ter tentado melhorá-lo pra corrida. Como durante a prova eu vi que podia pagar caro pela preguiça, parti pra estratégia de uma parada. No final foi suficiente pra conseguir levar a FPR pra dobradinha. Na volta do pit na primeira freada forte meu carro "degringolou" pra grama sem motivo algum, rodei e bati no Safomatetor (Rafael Junio), ainda desacelerei quando vi o ocorrido, mas como ele estava na areia, eu acelerei e segui na corrida. Mais a frente ainda ocorreria algo, o Prado ficou parado na linha do traçado ideal abaixo da ponte, e como os pneus estavam já bem usados e esse carrinho não vira direito, la se foi mais uma PANCA no Volks Abrasilado. Curti muito a corrida. Valeu!

Nick Nagano (NAG-R, #33), terceiro lugar

"Corrida top. Muito boa a briga que tive no inicio com o Junior, que por descuido acabou me entregando o 1st. Mas pouco tempo depois vem o Lucas, best lap após best lap, para primeiro que todo mundo e vai fundo buscar top 3. Quando fui trocar meus pneus ele tinha passado, mas consegui alcançar e proporcionamos talvez o melhor momento dessa race. Depois da segunda parada não tenho muito o que comentar... Eu alcancei meu objetivo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário