21 de ago. de 2014

OMFestival – Round2: Audi RS 4 de Lucas Furlan leva a melhor no Circuito Indy Road Course



Na etapa em que os pilotos puderam levar a família de forma aconchegante ao circuito em suas ‘peruas’ (ou a barca V6, conhecida oficialmente como Audi RS 4), quem acabou levando a melhor, foi o super-veterano Lucas Furlan, que acabou de cair de paraquedas no campeonato e não vai deixar passar batido.
A RS 4 vermelha, preparada ao estilo força-livre arrancada por sua equipe – a FURLAN PERFORMANCE RACING, deu poucas chances aos rivais em Indy Road Course.
Lucas só não liderou a corrida de ponta a ponta porque quando fez seu primeiro pit foi ultrapassado. Mas , quando seus adversários parassem, certamente visava a ponta até o fim da corrida em sua estreia no OMFestival.
Otto fez uma corrida brilhante, mas poderia ter causado maiores dificuldades a Lucas. Infelizmente, graças a um toque na largada, foi parar na décima primeira posição, restando-lhe a opção de fazer uma corrida de recuperação. O segundo piloto da Cherno Alpha Avtosport conseguiu terminar – surpreendentemente – em segundo e segue líder do campeonato de pilotos, deixando também a sua equipe no ranking de equipes com uma boa margem sobre os adversários.
Geovanne Ferreira, campeão da GT300 na SUPER GTS, originalmente estava inscrito no campeonato, porém, recorreu da decisão e preferiu sair da lista de confirmados, mas mudou de ideia  a EXR fez uma corrida constante, mantendo o ritmo e superando suas próprias expectativas para esta etapa acabando em terceiro. Ao que parece, após ter vencido na pré-temporada e ficar de fora da primeira etapa, chega para incomodar os ponteiros e buscar o título. Seu ex-colega de equipe, Diego Costa, aparentemente está satisfeito com o desenvolvimento de seu resultado, pois seus carros vinham apresentando muitos problemas que o impediram de terminar algumas corridas. Em quarto, nesta etapa, Diego é um dos pilotos que podem dar trabalho aos líderes do campeonato. Tomara que não tenha mais problemas mecânicos, pois talento não lhe falta.


Rafael Junio, agora piloto renomado da DINOCO RACING TEAM, ficou em quinto e pode ser considerado a revelação da GTStage este ano. O garoto demonstra talento, empenho em treinos, compromisso com sua equipe e resultados muito bons entre os experientes pilotos com que compete. Não à toa que o sujeito ocupa o segundo lugar na classificação de pilotos. Será que ele vai manter o ritmo? O campeonato promete acirrar cada vez mais a partir de Mount Panorama.
Carlos Miyanishi é estreante em campeonatos na GTStage, mas experiência também não lhe falta. Em treinos, se mostrou um ótimo estrategista e seus tempos ficaram próximos dos ponteiros. Em Indianápolis, foi o único a arriscar uma parada só. Chegou a segurar a RS 4 com os pneus bem desgastados, estratégia arriscada, que o permitiu até liderar por algumas voltas e lhe renderam a sexta colocação na sua estreia no OMFestival.
Rafael Pereira, chefe-piloto da Chermo Alpha Avtosport, vem fazendo um bom campeonato e com o resultado nesta corrida, acaba de ocupar a terceira posição no campeonato de pilotos. Terminou em sétimo, ajudando sua equipe a disparar no já citado campeonato de construtores. Com certeza vai dificultar a vida dos adversários. Logo atrás, está Marcus Guimarães, que mostrou certo talento e conseguiu resultados medianos. O piloto da XT Racing terminou na oitava colocação, superando, inclusive, pilotos renomados, acostumados a participarem de competições no grupo. Infelizmente, nesta etapa, por descuido (ou talvez falta de experiência), cometeu muitos deslizes que acabaram por suspender o piloto da próxima etapa. Mas desconsiderando tal fato, o jovem possui um desempenho muito bom e não deve se abalar com isso, como o próprio piloto demonstrou.
O jovem Gabriel Vieira, uma promessa dentro da GTStage, foi o piloto que decepcionou nesta etapa. Terminou na nona colocação. A maioria dos pilotos sabe que este rival é acostumado a brigas pelo pódio. Não se engane por seu rendimento abaixo da média, é dos pilotos experientes que costumam dar resposta na pista. Gabriel divide os mesmos 42 pontos do campeonato de pilotos com Rafael Pereira. Já Thiago Prado teve uma noite infeliz, um dos prejudicados na largada, correu atrás do prejuízo, aproveitou falhas dos adversários e terminou em décimo. É dos pilotos que podem crescer e vem ganhando uns pontinhos de pilotos que vem ‘vacilando’.
Wellington Moura, outro estreante nos campeonatos da GTStage e também do OMFestival, é daqueles pilotos que precisamos ver mais para saber a que veio. Esforçado nos treinos pode vir a surpreender. Em sua estreia terminou na tímida décima primeira posição, e pode ver que os adversários são difíceis de serem alcançados.
Pedro A. Petry, da equipe "chefe" (a MRD), ainda segue com uma ficha completa de punições, impedindo com que ele avance na pontuação. Nesta corrida, buscou manter a concentração e ser constante para abocanhar uns pontos nos possíveis vacilos dos adversários, chegando a estar no top 3! Mas como diz o ditado, "a corrida só acaba quando termina" e o garoto ficou descontente pela décima segunda posição após erro estratégico e execução de uma terceira parada. Seu companheiro, Maciel Claudino, por vezes vem decepcionando, apesar de ser acostumado a ficar no meio do grid, o piloto não tem conseguido manter um bom ritmo. Desta vez acabou comentendo erros que acabaram  com a sua prórpia corrida. Ficou em décimo terceiro lugar. (DAMN!)


Gian Carvalho é outro piloto que costuma andar no pelotão intermediário, e disputando por vezes seu lugar no pódio não tem um bom começo de campeonato. No Round2, ficou apenas com o décimo quarto lugar.
Clayton estreou no OMFestival sem ter treinado, ou ter tido tempo de preparar o seu RS 4. O resultado foi um desempenho abaixo dos outros pilotos. Mas foi vitorioso por terminar a corrida levando com dignidade sua wagon até o final na décima quinta posição. Anderson da Silva, da DINOCO, foi o único que não conseguiu terminar a corrida. Teve problemas mecânicos e abandonou. Embora viesse lutando por posições na ponta suas quedas vêm prejudicando seu desempenho na tabela.

A próxima corrida é dia 23, no circuito mítico de Mount Panorama, por vezes, conhecido simplesmente por "Bathurst". Uma das novidades no grid desta vez será Nick Nagano, que optou por voltar às atividades a partir de agora e pode ser uma premissa durante todo o campeonato daqui em diante. O carro? TVR Tuscan Speed Six RM! Nos vemos lá!

RESULTADO DA CORRIDA
RANKING DE PILOTOS
RANKING DE EQUIPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário