6 de jul. de 2014

SUPER GTS – Em Apricot, LOVERZITO POWER HSV-010 é superado na corrida pela performance espetacular do NAG-R HSV-010


O "SUPER GTS IN APRICOT 150km", Round5 do calendário 2014 da SUPER GTS, foi realizado no circuito fictício de Apricot Hill Raceway, no dia 5 de junho. A vitória na GT500 ficou por conta de Nick Nagano (#3 NAG-R HSV-010) e, na GT300, Lucas Furlan (#5 FURLAN POWER IS350).

A corrida começou sem atrasos, mas com a largada completamente misturada, não correspondendo as posições originais de cada carro. Mas isso não foi problema e todo mundo contribuiu para que a volta de formação ocorresse normalmente.

Após a volta de formação, Junior (#82 LOVERZITO POWER HSV-010) conseguiu manter a linha do primeiro lugar. Otto Wilson (#99 TOTALSPORT NISMO GT-R) na arrancada da largada superou Nick Nagano (#3 NAG-R HSV-010) e também Gabriel Vieira (#27 Scallop SteelSeries HSV-010), mas não demorou para que os dois HSV-010 concorrentes recuperassem suas posições de largada e deram início a perseguição do JR, o pole position.

Enquanto, isso, Thiago Prado (#14 Cooper 14 GT-R) travava a briga pelo quarto lugar com o #99 TOTALSPORT NISMO GT-R, mas foi superado após o erro cometido na chicane. Logo depois, foi superado por Anderson da Silva (#4 Lightning McQueen SC430).

Com pouca diferença entre os três HSV, após quatro voltas, Gabriel marcou a melhor volta da classe (1'13.183) perseguindo o NAG-R de Nick Nagano, mas teve que dar adeus ao tri-battle na curva 6, quando seu carro perdeu o controle e derrapou na grama da curva do lago. Restou ao piloto brigar pela quarta colocação contra Otto Wilson, do #99 da F&C TOTALSPORT RACING. Em compensação, na volta seguinte o #27 Scallop SteelSeries HSV-010 marcou a melhor volta novamente: 1'12.943.


Na volta 10, houve o primeiro dos incidentes registrados na corrida: Otto Wilson parou seu #99 TOTALSPORT NISMO GT-R para abastecer e recebeu um drive through penalty de 20 segundos da organização ao fim da corrida. No mesmo embalo veio Gabriel Vieira com o #27 Scallop HSV-010, pela volta 14 e também foi punido. Os dois carros entraram no pit lane antes dos 20 minutos cronometrados após a FL ser iniciada.

Ao decorrer da prova, Nick Nagano se aproximou cada vez mais de JR e conseguiu a ultrapassagem na volta 11, depois que o Gilberto Junior (#9 NoBreaks Z) facilitou ultrapassagem para os dois. A perseguição continuou mesmo após o pit-stop, que veio primeiro para JR na volta 15. Parando na volta seguinte, Nick Nagano continuou na liderança e a diferença aumentou ainda mais quando o #82 LOVERZITO POWER HSV-010 errou o traçado dos esses em Apricot, entregando a difícil primeira colocação para o HSV-pink painted e a dura situação de tentar uma recuperação.

Na volta 26, os dois levaram um susto ao passar pelo #9 NoBreaks Z, que estava "desligado" no meio da pista. O Nissan Z rodou após errar a linha e traçar pela grama, falhando em seguir, o carro ficou no meio da pista e Nick Nagano, para evitar um desastre, atravessou com seu HSV-010 a pouquíssimos metros do Z e não teve outra opção a não ser segurar seu carro na grama. Para evitar uma rodada, Nick desacelerou o carro até que pudesse voltar para traçar o hairpin. Por pouco JR também não acerta o Z e continuou seguindo perseguição. Desta vez, baixando a diferença cada vez mais, mas, mesmo com uma segunda parada para os dois, o LOVERZITO POWER HSV-010 não teve a mesma concentração do NAG-R HSV-010, que fez uma performance invejável nesta prova. Em compensação, Junior fica com a melhor volta da prova (1'12.795)!


Gabriel conquista também mais um pódio e termina a corrida recuperada pelo erro em terceiro lugar. Otto Wilson foi beneficiado pela queda quebra de Thiago Prado (que o superaria logo depois, quando o #99 GT-R foi "catapultado" por Anderson da Silva no hairpin). Pela primeira vez em cinco etapas, a F&C TOTALSPORT RACING teve uma corrida terminada 100% na classe GT500 da SUPER GTS. Nada mal para a única equipe que foi trazida nas costas por um só piloto.

Anderson da Silva terminou pela primeira vez em uma posição inferior. Pelas palavras dele, "é uma corrida pra esquecer... Muitos erros e ter terminado foi um bom resultado... Cenas do proximo capitulo!". Gilberto também considera o resultado (sexta e última posição da GT500) e segue no campeonato como um dos pilotos titulares, visto que sua equipe era reserva até o Round3.

O campeonato segue com Nick Nagano na liderança, prestes a conquistar o primeiro título na história da SUPER GTS, 6 pontos à frente de Junior Tavares. Gabriel segue em terceiro e não tem mais chances do título, mas pode ter um improvável vice-campeonato se JR não ousar em pisar no asfalto nas duas próximas corridas, o que é muito difícil.

Classe GT500
Primeiro lugar
#3 NAG-R HSV-010 / Nick Nagano
"Essa é minha melhor campanha no campeonato desde a primeira corrida em Autumn Ring. Consegui o acerto ideal do carro no meu melhor estilo de pilotagem possível. Meu medo inicial foi do Gabriel me superar e buscar o JR no meu lugar (o Gab tava andando demais no qualifying), mas não aconteceu e continuei minha busca feliz e constante pelo líder. Não tem como não lembrar da perseguição... Foram ótimas, como uma corrida tem que ser! Na primeira chance de primeiro lugar fiz as paradas para troca mais tarde do que ele e isso até me deu uma certa vantagem – fora os erros que ele cometeu. Não lembro quantos foram, mas teve alguns momentos que ele aumentava a diferença. Sem mais. Eu só posso resumir que essa foi uma corrida pra ser gravada na minha história, porque eu nunca fiquei tão decepcionado no início dos meus testes particulares como antes, pra receber um presente como esse, que é a vitória e a minha chance mais próxima de vencer meu segundo campeonato na história desse grupo."

Segundo lugar
#82 LOVERZITO POWER HSV-010 / Junior Tavares
"Bela corrida do HSV rosinha! Hoje estava com uma concentração muito ruim. e a oportunidade de me manter na frente ou dificultar a corrida do Nagano que de vez em quando se aproximava, foi por água a baixo quando na curva antes da chicane o 500 retardatário (Gilberto Junior / #9 NoBreaks Z) não facilitou meu traçado e entrei na chicane torto, foi quando o Nagano que estava muito junto desde a largada me passou por ter iniciado a aceleração mais cedo. Depois até tentei passar o japonês, mas como é muito complicado passar nessa pista e ainda mais com carros tão parelhos, preferi não dividir no fim da reta... ia dar treta. Depois disso ainda errei muito, foi a etapa que mais errei até agora. Estou feliz pelo P2 mas com sentimento de que o resultado poderia ter sido melhor. Muito Feliz por meu parceiro Lucas Furlan que andou muito e conseguiu tirar 5 pontos de diferença em sua classe pro Geovanne. Teoricamente! Bom, é isso e vamos pra Spa!"

Terceiro lugar
#27 Scallop SteelSeries HSV-010 / Gabriel Vieira
"Gostei da corrida. O meu acerto não se aderiu à pista dessa vez. Errei bruscamente no comecinho e me enfureci bastante. Tentei uma corrida de recuperação e travei uma batalha legal com o Otto, que é um piloto muito difícil de achar espaço pra ultrapassar, assim garantindo muita emoção. Esse fator foi determinante pra ter me acalmado ao longo da corrida. O gasto de pneus foi muito maior do que de combustível, o que me assustou de certa forma. Mesmo com muitos problemas, venho mantendo o pódio desde a primeira rodada, o que já me deixa muito satisfeito. Meus parabéns ao vencedores e ao estreante Rafael (GT300), que fez uma corridaça na 300. Quero ver a O.S Motorsport nas primeiras posições! Haha!"

CLASSIFICAÇÃO DOS PILOTOS
CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário