23 de jul. de 2013

Tutorial - Configurações de rede para o GT5

Um tópico extraído que servirá bastante aqui para nossos membros e pra você que têm problemas ao tentar correr online em GT5. Um tutorial de configuração de internet para deixar a conexão melhor e estável para jogar, feito pelo nosso amigo e colaborador Alexandre Sombra. Créditos a ele, e aqui vai a postagem!


Olá pessoal! Muitas pessoas novas por aqui, e com isso, muitas pessoas não devem estar com seus consoles propriamente configurados para jogar online. Ao fazer uma boa configuração, a chance de você perder a conexão durante uma corrida é bem menor. Ao contrário do que muitos devem pensar, a configuração começa pelo seu computador! Na verdade, a maior parte do trabalho é feito nele.
Antes de começar, só vou fazer um esclarecimento. Onde eu falar roteador aqui, serve para modem também. Se você tiver só o modem sem roteador, siga normalmente o tutorial.
Então vamos lá, mãos à obra!
Primeiramente, no seu computador, aperte windows + R. (windows = a janelinha entre o Ctrl e o Alt). Vai abrir uma telinha, digite cmd e clique em ok. Agora deve abrir uma tela preta, nessa tela, digite "ipconfig/all" sem aspas. Várias informações devem aparecer na tela nesse momento, você vai procurar por duas em específico, seu Gateway padrão(ou default router ou roteador padrão) e sua Máscara de sub rede (Subnet Mask).
Veja onde estão esses valores no meu PC (clique nas imagens para ampliar):

Anote ambos. Agora, abra seu navegador e digite seu gateway padrão na barra de endereços, uma janelinha pode abrir pedindo um login e senha:



Aqui depende do seu roteador e da sua empresa de internet. Se o seu roteador foi fornecido pela sua empresa, provavelmente eles mudaram a senha padrão, caso contrário, é só pesquisar no google: "Nome-do-seu-roteador senha". Você vai achar com certeza. Você pode tentar algo como login admin e senha admin, ou admin e 12345 etc... No meu caso, a GVT mudou a senha para admin e gvt12345.
Ao colocar o login e senha corretos, faça o login e você estará na tela de configuração do seu roteador. Aqui, faça só o que eu disser, não mude nada!
Agora vem a parte mais importante do tutorial, nós vamos agora fazer com que o roteador dê acesso livre ao seu PS3 para internet. Para isso, temos que achar uma opção dentro dessa tela do roteador, a opção DMZ. Achar o DMZ é a parte mais importante desse tutorial. Veja onde está o DMZ no meu roteador:



Se você achou a DMZ, ótimo, se não, você vai ter que abrir as portas do seu roteador manualmente. Para isso, entre nesse site: http://portforward.com/.

Escolha a marca e modelo do seu roteador(se não tiver um do mesmo modelo, escolha um da mesma marca), depos clique em "Click here to skip this advertisement... " na parte superior direita da tela. Agora procure por Playstation Network (use o ctrl + F para ajudar) e siga os passos. Qualquer duvida quanto à esses passos é só me perguntar aqui mesmo.
Mas se você achou o DMZ, ótimo! Faça como eu fiz na imagem acima, digite o IP do PS3 no campo e clique em ativar - Opa!! Mas qual o IP do PS3???? Você escolhe gafanhoto! Mas não pode ser qualquer um. O IP é composto por 4 campos separados por pontos, e o IP do seu PS3 será composto, nos 3 primeiros campos, pelos valores que você anotou no seu gateway padrão, e o ultimo valor você escolhe, mas ultimo valor tem que ser maior ou igual ao ultimo valor do gateway padrão, e não pode ser maior que 253. Aqui uso e aconselho 20 (se o ultimo valor do gateway for maior que 20, use um valor maior).
No meu caso, como o valor do meu gateway padrão é192.168.25.1, o IP do meu PS3 vai ser da forma 192.168.25.XXX No meu caso, eu uso 192.168.25.20
Feito isso, salve e desligue seu modem da tomada. Espere uns 2min e ligue novamente. Agora você vai fazer uma ultima coisa antes de ir para o PS3. Baixe e instale o programa namebench:http://www.baixaki.com.br/download/namebench.htm Abra ele, selecione as duas primeiras caixinhas e rode o teste. Demora um pouco, é normal. Ao acabar, o programa vai abrir uma página no seu navegador, e na parte superior esquerda, ele vai mostrar dois valores, um DNS primário e um DNS secundário. (ele pode mostrár um terceiro DNS, mas você não vai usar) Anote ambos e tenha em mãos o gateway padrão e Máscara de sub-rede que você anotou lá no começo.
Agora, finalmente vamos ao PS3! No menu principal, vá em configurações, e depois na ultima opção, configurações de rede. Clique em configurações de conexão à internet, depois personalizado e escolha com fio ou sem fio. Siga a configuração (presumo que você sabe se conectar ao seu roteador no caso de uma rede sem fio) até que você chegar na página de configuração de endereço IP. (se você escolheu configuração com fio, você só vai ter passado por uma tela antes dessa, escolha detecção automática nela.).
Ao chegar à tela de configuração de endereço IP (à partir daqui com fio e sem fio seguem o mesmo caminho), escolha manual. Agora é outra parte muito importante do tutorial. Você vai digitar aqui no primeiro campo, o IP do seu PS3 (aquele que você escolheu o ultimo digito). Nos outros campos coloque os valores que eu pedi para você anotar. Exemplo:



obs: No meu caso, o meu DNS primário é igual ao meu gateway padrão, isso pode acontecer,mas é raro. Se acontecer, tenha certeza que você anotou os valores corretamente antes de prosseguir.
Prossiga, escolha MTU automático, depois em proxy não usar, depois UPnP automático e teste a sua ligação com a internet.
A sua velocidade deve ser próxima à do computador, e o seu NAT deve ser 2!



Se tiver, ótimo, pronto pra correr! Caso isso não aconteça, tenha certeza de que você seguiu o tutorial corretamente. Se seguiu e mesmo assim não deu certo, seu roteador é ruim. Então, considere comprar um bom roteador. (se você usa só um modem, compre um bom modem) E nada de D-link, por favor. Procure um Cisco/Linksys. Se esse for o caso fale comigo que eu indico um modelo.
É isso galera! Boas corridas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário